quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Você pode escrever um novo Plano Real

Tenho escrito alguns textos mais ásperos.....

 Me desculpe, mas não é algo gratuito; simplesmente são fatos que devem ser mostrados, colocados e discutidos.

Se a Realidade é eventualmente negativa e muitas pessoas insistem em vê-la "cor de rosa", vamos tentar colocar as peças no tabuleiro e explicitar alguns pontos.

Vou tentar mudar o eixo, ver o "outro lado da moeda".

Para isso, vamos andar pela História.......quando temos a História ao nosso lado fica um pouquinho mais fácil,

Existem momentos na História, nacional ou mundial, em que certas questões, movimentos e fatos relevantes aconteceram, a despeito de circunstâncias nada confortáveis.

O Círculo de Viena, movimento "filosófico-científico" importante e marcante do início do século 20, com o intuito de, essencialmente, "demarcar a Ciência", foi um desses momentos. A Europa acabara de sair da Primeira Guerra Mundial, mas nem por isso, um evento significativo, "criativo" e fundamental para a dinâmica da Filosofia da Ciência deixou de "explodir".

E o que dizer do Brasil do final dos anos 70 e inicio dos anos 80 ?

Ressaca do Milagre Econômico de 73-74, quadro econômico nebuloso, inflação de 10% ao mês e crescente, Ditadura Militar, tudo somado impunha ao brasileiro desânimo, cansaço e baixa "auto-estima".

E é dentro desse quadro que o Brasil produz uma geração inteira de "foras de série" na Música e no Futebol.

No Futebol, vimos craques espalhados de norte a sul despontarem; .uma "geração de ouro" depois da "Geração de Pelé".....Zico, Falcão, Sócrates, Reinaldo, Júnior, Éder, Raí e tantos outros que não caberiam num parágrafo. Perdemos a Copa do Mundo de 1982 por detalhes "do acaso".

Na Música, um caso mais emblemático.

Produziu-se a Geração do "Rock Brasil".......várias bandas de "rock brazuca" surgiam semana após semana, mês após mês; tocavam e cantavam em qualquer espaço......um rock genuinamente brasileiro.....vários gêneros.....politizados, "engraçados", de "curtição"......

Legião Urbana, Kid Abelha, Paralamas, Blitz, Biquini Cavadão, IRA, Plebe Rude, Engenheiros do Hawai, Lulu Santos, enfim.......várias bandas....várias....

Como explicar isso ? Um país que aumentava os preços das coisas em 10% a cada mês......depois 20% a cada mês.....30%...ditadura militar em curso.....como esse pessoal todo "criava rock brasileiro" ?

Talvez a descrença e a "revolta" com o país liberassem "criatividade" do outro lado.....

Andemos um pouco mais.....e falamos de Economia.....Universidade.

O Debate econômico fervia.....teses de combate a Inflação, das mais heterodoxas às clássicas ortodoxas, eram aos montes.

Partiam da Unicamp, da USP, da FGV, da UFRJ, da UFMG, da PUC-RJ, enfim.......as correntes eram  as mais diversas.....

Espaços inteiros dos jornais ampliavam os debates, e nomes da época marcariam o quadro econômico pra sempre.

Mario Henrique Simonsen, Luiz Gonzaga Beluzzo, Bresser Pereira, André Lara Resende, Pérsio Arida, Yoshiaki Nakano, Edmar Bacha, Chico Lopes, enfim, dezenas deles, dezenas......

É verdade que demorou um pouco pra que "toda essa gente", de fato, controlasse uma inflação que descambou para uma Hiperinflação.....apenas em 1994, com o Plano Real, foi possível.

Mas, primeiro, é importante dizer que um processo como esse não depende apenas de aspectos técnicos, é preciso o componente político; talvez, a condução política feita por Fernando Henrique Cardoso em 1994 tenha sido a mais adequada.

Segundo......é preciso dizer que em 1984, um "paper" chamado "LARIDA", escrito em "2  mãos" por André Lara Resende e Pérsio Arida, e que circulou no meio acadêmico, continha as peças chaves que constariam no PLANO REAL em 1994, Plano Real esse escrito e elaborado pelos mesmos André Lara e Pérsio Arida, entre outros.

O Brasil vive hoje um período nada animador.....nada......há um horizonte nebuloso pela frente.

Mas, por que não ?

Por que não desafiarmos a "lógica", assim como fizeram aqueles que viveram e estimularam o "Círculo de Viena" na Europa em 1922-1923, logo após a Primeira Guerra Mundial ?

Por que não desafiarmos a "lógica", assim como fizeram aqueles que viveram e participaram da "Geração 80 de Futebol " ?

Por que não desafiarmos a "lógica", assim como fizeram aqueles que viveram, estimularam e participaram da "Geração do Rock Brasil" dos anos 80 ?

Foi ao longo de 15 anos sofridos e complicados de caos econômico e Hiperinflação, que o Brasil produziu alguns dos nomes e teses mais brilhantes na área econômica em toda sua história.

Você que está na Universidade de Economia e Administração.......você que está cursando a Graduação, o Mestrado ou Doutorado.....você que viajou pro Exterior pra ampliar o conhecimento acadêmico.

Olhando a História, percebemos que há um espaço vazio pra você escrever um "Novo Plano Real".

O Brasil perdeu várias alicerces construídos "a duras penas" nos últimos 20 anos, principalmente aqueles erguidos justamente por conta do Plano Real.

Você que está na Universidade, "na academia", você pode ser esse ator.

Que nasçam novos Mario Henrique Simonsen, Luiz Gonzaga Beluzzo, Bresser Pereira, André Lara Resende, Pérsio Arida, Yoshiaki Nakano, Edmar Bacha, Chico Lopes....

Alguns nomes me vêm à mente........a Professora e pesquisadora Mônica de Bolle, do Instituto Casa das Garças e da PUC-RJ, é um desses nomes.....

Precisamos de mais.....muito mais......

Da Unicamp, da USP, da FGV, da UFRJ, PUC-RJ,, UFPR, UFRGS, UFMG, do INSPER, do IBMEC.