segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

"Atividade industrial do Brasil atinge, em dezembro, menor nível em seis meses", por Jornal "O Globo"

Matéria parcial abaixo, crédito Jornal "O Globo"

Todo o texto aqui: http://oglobo.globo.com/economia/atividade-industrial-do-brasil-atinge-em-dezembro-menor-nivel-em-seis-meses-20719721

Atividade industrial do Brasil atinge, em dezembro, menor nível em seis meses
Setor de bens de capital foi o que registrou maior retração

POR REUTERS 02/01/2017 10:20 / atualizado 02/01/2017 10:44

SÃO PAULO - A atividade industrial do Brasil atingiu em dezembro o patamar mais fraco em seis meses em meio a fortes quedas nos volumes de produção e no nível de emprego, de acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) divulgado nesta segunda-feira. Os dados são da consultoria IHS Markit. Ela informou que o PMI foi a 45,2 em dezembro de 46,2 em novembro, com a recessão econômica afetando com força a entrada de novos negócios e a produção e ampliando o cenário de retração do setor — quando o índice fica abaixo de 50 aponta contração.

Além da fragilidade econômica, a demanda fraca e as pressões competitivas levaram o nível de novos trabalhos a cair em dezembro com a maior força em seis meses. Os novos pedidos para exportação também apresentaram perdas.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

"O cenário para 2017 parece adverso em meio a vários obstáculos significativos que a economia brasileira enfrenta, incluindo a deterioração do mercado de trabalho, o consumo fraco, cortes de orçamento, distúrbios políticos e demanda fraca nos mercados externos", apontou em nota a economista do IHS Markit Pollyanna De Lima.

Em outubro, a produção industrial recuou 1,1% sobre o mês anterior, no pior resultado para o mês desde 2013 e iniciando o quarto trimestre com mais fraqueza, de acordo com os dados do IBGE.