sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O Economista Edmar Bacha, um dos formuladores do Plano Real, foi eleito o novo integrante da Academia Brasileira de Letras

Informações da Revista Época, publicadas ontem no final da noite, mostram o novo integrante da Academia Brasileira de Letras: o Economista, um dos formuladores do Plano Real, Edmar Bacha.

Merecida a eleição, pela sua contribuição intelectual e, acima de tudo, pela sua contribuição ao Plano Real, o Plano que foi um "divisor de águas" na Economia Brasileira.

Abaixo, a matéria da Revista Época, mais um vídeo de 1:30 publicado no Youtube em matéria do Jornal da Globo, e um outro vídeo com uma entrevista de meia hora concedida por Edmar Bacha, em 2013

Academia Brasileira de Letras elege seu novo integrante
O economista e escritor Edmar Lisboa Bacha é o novo ocupante de cadeira de número 40
03/11/2016 - 19h54 - Atualizado 03/11/2016 20h29

A Academia Brasileira de Letras elegeu na noite desta quinta-feira (3) seu novo integrante. O vencedor foi o economista e escritor Edmar Lisboa Bacha – ele participou da equipe econômica que concebeu e implantou o Plano Real –, que obteve 18 votos. Votaram 23 Acadêmicos presentes e dez por cartas. Ele é o novo ocupante da cadeira de número 40 da ABL, sucedendo ao acadêmico e jurista Evaristo de Moraes Filho, morto em julho.

Economista, fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, um centro de pesquisas e debates no Rio de Janeiro, Edmar nasceu em Lambari, Minas Gerais, de uma família de escritores, políticos e comerciantes. É autor de inúmeros livros e artigos em revistas acadêmicas brasileiras e internacionais. Seu último livro é Belíndia 2.0: fábulas e ensaios sobre o país dos contrastes. Ele revelou à coluna já estar escrevendo seu novo livro. O título é O fisco e a moeda: ensaios sobre o Tesouro Nacional e o Banco Central, que será publicado em breve.

__________________________________________