quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O Brasileiro "Olímpico-Ufanista-Não desisto nunca"

Como é bom recuperar nosso espírito "olímpico-ufanista-brasileiro-carioca-porque me ufano de nosso país" !

Todos os seus problemas acabaram !, diria o saudoso "Casseta e Planeta"

Adoro esses momentos, pois resgato o meu lado, como diria Nassim Taleb, "Empirista-cético"....ele mesmo, um "auto-denominado" "empirista-cético"......aquele que desconfia de tudo.....

Assim, lá vou eu praticar o meu lado "empirista-cético".

Amigos meus paulistanos vivem reclamando da cidade de São Paulo......metrô um caos, engarrafamentos e o mesmo blá blá blá do paulistano....

Semana passada desci na estação de metrô da Luz, em São Paulo, em direção a linha amarela.....cheio de conexões.....conexão pra trem....conexão para a linha amarela....que depois conecta com a linha verde, via "Paulista" , e tome mais conexões....

Tudo isso, sem gastar um centavo a mais.....Pois é.......deixe um paulistano morar no Rio de Janeiro por alguns meses e o deixe numa estação de metrô.....

Faça esse teste.......espere o seu retorno sobre conexões para trem, linhas 2,3,4,5.....e mais conexões para novos ramais de trem.....etc...etc....etc.......pergunte-lhe sobre os gastos a mais......reais a mais....muitos reais a mais se ele pegar 2,3,4 conexões....

Cheguei numa padaria outro dia em São Paulo, padoca como o paulistano chama, tarde.......não tão tarde assim para uma padaria um pouco mais "chique"......eram mais de 10 da noite.....

Pedi um café expresso...

"Senhor, a máquina já foi desligada"......o caixa viu a situação e se virou pra mim e completou...."só um instante senhor......testou aqui..ali....e se vira....."pronto senhor....aqui está......veja se está quente"....

"OK", disse eu......excelente....."Quanto é ?", pergunto eu.....

"Nada senhor....é por nossa conta", responde ele......

É......realmente é um tormento morar em São Paulo........

é o lado "empirista-cético"

E quanto ao trânsito ?

Meu lado "ufanista-olímpico-carioca-brasileiro-não desisto nunca-porque me ufano desse país" desaba.....

A cidade do Rio de Janeiro contou com 4 feriados ao longo das Olímpiadas

Sim....4 feriados......e o paulistano reclama do trânsito.....deve ser porque no Rio de Janeiro, o trânsito é uma maravilha.....tudo corre bem.....a ponto de ter 4 feriados ao longo de apenas 15 dias de Olímpiadas......

Meu lado "empirista-cético" vai continuar na prática.....

Enquanto isso.....no mercado financeiro.......também presenciamos o momento "olímpico-ufanista-brasileiro-não desisto nunca"......

Levaram as siderúrgicas pra 10% de seus valores patrimoniais ?

Seus problemas acabaram de uma hora pra outra.......

Em 6 meses, sobem 300%........é.......parece que "erramos na conta".........

Erraram quanto  ?

Erraram lá atrás ou erraram agora ?

Afinal......quanto vale uma siderúrgica ?

Acredito agora ou antes ?

No momento "olímpico-brasileiro-ufanista-porque me ufano do meu pais-não desisto nunca", tudo vai melhorar.......

Antes era preocupação com o fiscal, com a inflação, com os gastos públicos, com o Presidente, com competitividade, com a produtividade....

E agora ?

Ninguém mais se preocupa com o fiscal, com a inflação, com os gastos públicos, com o Presidente, com competitividade, com a produtividade......

"Ah.....mas lá atrás, as recuperações sempre foram forte depois do "político ser resolvido".....

É mesmo  ?

Quando ?

Em 1983, no final do "BEAR-MARKET 71-83" ?
Em 1991, no final do "BEAR-MARKET 86-91" ? ou
Em 2002, no final do "BEAR-MARKET 1997-2002" ?


Pegue a complexidade da economia brasileira em 1983......em 1991....em 2002...

Pegue o tamanho do Estado Brasileiro em 1983.....em 1991.....em 2002.....

Pegue a competitividade brasileira em 1983.....em 1991....em 2002

Pegue o rombo nas contas públicas em 1983...em 1991....em 2002...

Pegue a resistência inflacionária em 1983....em 1991.....em 2002....

Houve bolha de crédito ao longo dos anos anteriores a 1983.....a 1991...a 2002 ?

Houve bolha de imóveis ao longo dos anos anteriores a 1983.....a 1991...a 2002 ?

Meu lado "empirista-cético" me obriga a falar que, na segunda-feira, os "brasileiros-ufanistas, porque me ufano do meu país-não desisto nunca" vão acordar e se perguntar:

- Por que não tenho hospital público ?
- Por que tenho que pagar esse caminhão de impostos pra sustentar um Estado falido, quebrado, improdutivo, ineficiente e incompetente  ?
- Tenho dinheiro pra pagar um imóvel que subiu aproximadamente 250% de 2008 a 2015, isso pra ficar na média ?
- Tenho crédito nos bancos pra sustentar meu consumo desenfreado e alucinante dos últimos 5-6-7-8 anos ?


Outro dia coloquei aqui o gráfico do cenário de crédito do Brasil.....dados do Banco Central do Brasil......vamos revisitá-lo





Ahhhhh Márcio.....deixa de ser pessimista....

Todo mundo tá falando que, quando a SELIC baixar, vai voltar o crédito....

É mesmo ???

Humm........tem que combinar com os russos.....quer dizer....com o "fiscal"......e com o FED.....e com o BCE......com o Banco do Japão....

Vocês têm dados de 30-40-50 anos do Brasil pra avaliar complexidade, produtividade, bolha de crédito, bolha de imóveis, e comparar em que "buraco" nos metemos nos anos 70.....anos 90.....e agora ?

Os americanos têm dados de 50-60-80-100 anos atrás e ainda "batem cabeça" pra entender que tipo de experimento monetário se faz agora.......

Tudo foi inflacionado e supervalorizado no Brasil nos últimos 10 anos......tudo......

Junto, em paralelo, ainda criamos um monstro......um Estado gigante que nos sugou e ainda continua nos sugando tudo....

Não sabemos até o organismo aguenta......

O atual Ministro da Fazenda diz que, se o PIB crescer 2% ano que vem, não teremos aumento de impostos....

Hum.....vamos torcer, né ?

Com taxa de desemprego em alta......crédito em queda......bolha de imóveis.....bolha de crédito....juros americanos na berlinda....juros europeus na berlinda....juros japoneses na berlinda......e LIBOR em disparada.....

Por que será ?

Por que a LIBOR continua numa alta alucinante nos últimos 2-3 meses  ?

Abaixo, o gráfico de 12 anos da taxa de juros londrina LIBOR de 3 meses, SEMANAL



Abaixo, o Maior Bear-Market Brasileiro, se considerarmos intervalo de tempo....12 anos de BEAR-MARKET......1971-1983.........Sem complexidade, sem bolha de imóveis e uma bolha de crédito voltada para o setor público

Mais abaixo, o gráfico do Bovespa dos últimos 12 anos....

Primeira pergunta.....

1 - Por que na recuperação de 2008-2009, demoramos apenas 7 meses para que o índice subisse 90% e agora, passados os mesmos 7 meses, subimos "apenas" 60% ? Por que a resiliência ?

Segunda pergunta.....

2 - Estamos longe da MA200 ? Quanto ? Em 2006.....longe 20%....e volta pra MA200....Em 2007....longe 20%...volta pra MA200.....Em 2008....longe 20%....e volta pra MA200...e crash....
Estamos hoje a 21-22% da MA200


2 gráficos....2 leituras.....2 reflexões....várias reflexões para o "brasileiro-ufanista-porque me ufano do meu país-não desisto nunca"


Bovespa dolarizado 1971-1984


Bovespa, diário, escala logarítmica, período 12 anos....MA200 em linha vermelha