domingo, 12 de outubro de 2014

Seção "O Dia em que o FED aumentou a taxa de juros"

Vamos iniciar a nossa seção "O Dia em que o FED aumentou a taxa de juros" revisando uma série de gráficos dos mercados americanos em 3 tempos: diário, semanal e mensal, com ênfase nos tempos semanal e mensal.

Antes, vamos resgatar 2 gráfios de 25 anos do SP500 e do do Dow Transportation pra, numa visão mais ampla, termos a exata noção da aberração a que foi levado o mercado americano.

Vejam as inclinações do SP500 e Dow Transportation nos últimos 6 anos.
Comparem com as inclinações produzidas nas décadas anteriores.

Gráficos em TEMPO MENSAL

SP500, Mensal, 25 anos


Dow Transportation, Mensal, 25 anos



Retomemos....

Vamos agora rever as 2 Cunhas que acompanhávamos nas últimas semanas.

Ambas foram perdidas......tanto do Dow Jones, como SP500......Cunhas de 4 anos.......

Portanto, por essa ótica, a situação não está boa para os mercados americanos.

Obviamente, a forte queda desses últimos dias tem origem na perda dessa LTA que sustentava, tanto o Dow Jones, como o SP500........Uma LTA de 4 anos

Dow Jones, SEMANAL, Escala logarítmica - 4 anos



SP500, SEMANAL, Escala logarítmica - 4 anos




Essa perspectiva negativa acima torna-se "menos negativa" ao se olhar 3 gráficos......3 gráficos do SP500.......

Primeiro, o mais "amplo".......o gráfico de 7 anos TEMPO MENSAL, que vem buscar uma LTA lá do fundo de 2009......

Reparem que a LTA que vem lá de 2009 ainda não foi perdida......isso pode também ser visto no gráfico SEMANAL colocado mais abaixo........nesse, no entanto, fiz questão de ressaltar a situação crítica do IFR14........topos e fundos descendentes e uma perda da LTA no fechamento da semana

Outra curiosidade........ao final dos 3 gráficos do SP500, resgatarei o gráfico MENSAL do Dow Jones nesse mesmo período....

Como já havia exposto aqui no blog em outro momento, diferente do SP500, essa LTA foi perdida já.....e isso não impediu que o DOW JONES fizessse novo topo em 17.350 pontos

O Terceiro gráfico que resgato abaixo, diz respeito ao SP500 no tempo diário....

Reparem que ao final da sexta-feira, o SP500 tocou sua Média Móvel Simples de 200 períodos......e sabemos como os americanos gostam dessa MA200

É fato que o Dow Jones fechou abaixo.......ligeiramente abaixo.....

Essas 2 MA'S do Dow Jones e SP500 colocarei num post isolado apenas pra ressaltar

SP500, Tempo Mensal, período 7 anos



SP500, Tempo SEMANAL, período 7 anos, com IFR14



SP500, Tempo diário, período 2 anos


Dow Jones TEMPO SEMANAL resgatado período 7 anos com a LTA maior perdida



Vamos inserir agora a dinâmica do DOW TRANSPORTATION pra dar um ingrediente a mais nesse perigoso momento em que vivem os mercados americanos

Reparem que o Dow Transportation fecha a semana praticamente "em cima" da LT de 7 anos; isso pode ser visto, tanto no TEMPO SEMANAL como no MENSAL

Em momento anterior, visto pelo lado do SEMANAL, o Dow Transportation rompe a LTA; por outro lado, ao fechar o mês, a LTA é "recomposta"

Dow Transportation, Tempo SEMANAL, período 7 anos






Resumo da situação exposta acima

O que sobrou de perspectiva positiva agora está nas mãos do SP500 e do DowTransportation e nos pivots principais dos 3 índices. Dow Jones,SP500 e Dow Transportation

Dow Jones já perdeu todas as LTA'S em que se sustentava

SP500 e Dow Transportation não.....ainda se sustentam nas LTA'S maiores......de 7 anos......no exato período do insano BULL-MARKET

Do ponto de vista de pivots, novamente falando, a situação ainda mostra pivots intactos.

O Dow Jones precisaria romper os 16.300 pra pensarmos em topos e fundos descendentes nos tempos maiores.

Nesse quesito, o SP500, curiosamente, é que está em situação um pouco mais crítica, já que a faixa de 1.900 é o primeiro pivot a ser visto.....justamente o seu fechamento na sexta-feira

Antes de dar as últimas considerações, resgatarei o VIX em post isolado......pra dizer que, pelo lado do VIX,  a primeira barreira foi ultrapassada


Nos últimos dias ,vimos um crash no mercado de petróleo e em várias classes de commodities...

Isso afetou também os mercados americanos......afinal, CHEVRON e EXXON, 2 das maiores petrolíferas do mundo são importantes papéis do Dow Jones.

Ambos papéis cairam cerca de 15% nas últimas 4 semanas......

Vejam abaixo....

Portanto, as perspectivas positivas que sobraram dos mercados americanos; muito mais do lado do SP500, pode ainda dar, por incrível que pareça, um novo gás lá fora; até pra amenizar as pesadas perdas que CHEVRON e EXXON sofreram.

O barril de petróleo caiu muito, e, em algum momento, nos próximos dias , irá também reverter pra estancar a hemorragia......

Por fim......

cabe você leitor, diante de tudo o que foi falado......e exposto.........refletir......

o que eu acho é que, independente do que virá, "beijo da morte" ou não lá nos 17.350 ou 18.000 pontos, continuamos com a mesma "Cara" de 2000 e 2008-2009...

Isto é, não importa o quanto bizarro é esse momento......a queda posterior deve ter a mesma dinâmica dos crashes de 2000 e 2008

Vamos aos gráficos da CHEVRON e EXXON

Chevron, MENSAL, escala logarítmica, 10 anos



EXXON, MENSAL, escala logarítmica, 10 anos